Chuva forte e rajadas de vento causam estragos e transtornos em cidades da Região Metropolitana

Equipes da Defesa Civil registraram quedas de árvores, destelhamentos de residências e pontos de alagamentos ao longo da noite

Árvores obstruindo a passagem de veículos estão entre a maioria dos chamados | Foto: Diego Fortunatto / Defesa Civil de Alvorada / CP

A virada no tempo, com a chegada de chuva forte e rajadas de vento, ainda na noite de domingo, provocou alguns transtornos pontuais em cidades da Região Metropolitana. Equipes da Defesa Civil registraram quedas de árvores, destelhamentos e pontos de alagamentos ao longo da noite. Algumas localidades estão sem energia elétrica.

Na cidade de Cachoeirinha, a Defesa Civil registrou queda de árvores, alagamentos pontuais e ao menos seis residências tiveram telhados danificados por conta da força dos ventos. Segundo informou o coordenador da Defesa Civil do município, as equipes estão nas ruas desde a madrugada atendendo os chamados. Servidores da secretaria de trânsito auxiliam na remoção de árvores e na desobstrução das vias. Segundo Marcos, as casas de bombas estão em pleno funcionamento. Não há mais feridos em razão das ocorrências.

Em Alvorada, de acordo com Diego Fortunatto, que atualmente responde pela Defesa Civil do Município, até o momento foram seis chamados referente à queda de árvores e dois casos de destelhamentos em residências. Um dos bairros mais afetados foi o Bela Vista.

Na cidade de Três Coroas, seis casas ficaram parcialmente destelhadas e também teve registro de queda de árvores, mas sem prejuízos a rede de energia. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Augusto Dreher, os ventos chagaram a 97 Km/h e não houve registro de queda de granizo.

Em Montenegro, a Defesa Civil recebeu apenas um chamado de destelhamento. As rajadas de vento, de até 65 km por hora, causaram a queda de galhos e cerca de dez árvores tombaram. Não há interrupção no trânsito. A chuva acumulada foi de cerca de 30 milímetros. De acordo com a prefeitura, dois bairros estão parcialmente sem luz: São João e Progresso.

Em Sapucaia do Sul, uma árvore caiu próximo ao canil municipal bloqueando totalmente a passagem de veículos. Equipes foram deslocadas para o endereço com a finalidade de remover e desobstruir a via. A pluviometria registrou um acumulado de 28mm nas últimas 12 horas.