A BYD Brasil, líder global em venda de ônibus elétricos, participa da Eletric Move Brasil 2024 em Caxias do Sul, até o dia 10 de novembro, onde apresenta o modelo D9A, um ônibus 100% elétrico adequado para operar no transporte urbano. Livre de emissões de poluentes, o veículo permite uma redução de custos operacionais de aproximadamente 70% quando comparado a modelos a combustão.
Projetado para atender longas jornadas diárias, a versão tem capacidade de até 250 quilômetros de autonomia, comprovado por meio da Metodologia UITP SORT, oferecendo um trajeto mais silencioso, o que traz benefícios diretos para a saúde e o conforto de passageiros e motoristas. Com piso alto, o chassi foi desenvolvido para aplicação urbana para carrocerias com até 13 metros de comprimento.
“O modelo D9A da BYD oferece uma economia significativa para operadores de transporte público, diminuindo despesas operacionais e de manutenção. São inúmeras as vantagens desse veículo e é isso que vamos mostrar aos especialistas, empresários e público em geral da Eletric Move 2024”, comenta o diretor de vendas de ônibus da BYD, Bruno Paiva.
TEMPO DE RECARGA
Equipado com freios a disco, sistema ABS e frenagem regenerativa, o ônibus D9A da BYD oferece uma combinação avançada de segurança e eficiência energética. Ao acionar os freios, o sistema converte a energia de frenagem em eletricidade, recarregando as baterias e reduzindo o consumo geral. “Com uma garantia de fábrica de cinco anos para os trens de força, o motor elétrico do D9A garante uma operação confiável e prolongada, beneficiando o desempenho do veículo e sua sustentabilidade”, explica Paiva.
Com tempo médio de recarga de três a quatro horas em uma tomada específica de 380 volts, o consumo médio de energia dos ônibus elétricos é de 1,59 KWh por quilômetro, resultando em um custo de aproximadamente R$0,50 quilômetro rodado – cinco vezes menor do que o consumo dos motores a diesel. Para além da economia e sustentabilidade, o câmbio automático dos ônibus elétricos proporciona uma direção mais leve e suave, aumentando o conforto e a segurança tanto para o motorista quanto para os passageiros. Com a eletricidade tendendo a ser mais barata nas cidades do que o combustível, os ônibus elétricos da BYD representam um investimento que compensa a longo prazo.