Bares e restaurantes do Rio Grande do Sul apresentaram uma queda no número de empresas operando no prejuízo, que passou de 34% em julho para 25% em agosto. No mesmo período, o percentual de empresas que registraram lucro chegou a 48% (10% a mais do que em julho), enquanto 26% conseguiram manter o equilíbrio financeiro. Os dados são da nova pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Rio Grande do Sul entre os dias 16 e 23 de setembro de 2024.
Apesar dos avanços, o endividamento continua sendo uma preocupação significativa. Cerca de 30% das empresas entrevistadas possuem dívidas em atraso, principalmente com impostos federais (83%), estaduais (41%), além de fornecedores de insumos e serviços públicos, como água, luz e gás. Segundo a presidente da Abrasel no RS, Maria Fernanda Tartoni, os dados indicam uma recuperação gradual, mas os desafios financeiros ainda são grandes.
“A redução no número de empresas operando no prejuízo é um avanço importante para o setor de alimentação fora do lar, mas o alto índice de negócios com dívidas em atraso, especialmente com impostos e fornecedores, ainda demanda atenção”, pondera. “Seguimos acompanhando as necessidades do setor, buscando soluções para apoiar os empresários na recuperação financeira”, complementa a presidente Maria Fernanda.
A Abrasel no RS segue acompanhando de perto a situação econômica do setor e atuando para fortalecer o Setor de Alimentação Fora do Lar no Rio Grande do Sul, oferecendo suporte aos empresários que ainda estão lutando para que o governo Federal compreenda a gravidade da situação e reconheça que as ações tomadas até agora foram insuficientes.