Comando da Operação Taquari 2 e coordenador da ONU sobrevoam locais atingidos por inundações no Estado

Sobrevoo contou com arremesso de 15 mil sementes em áreas devastadas na enchente

Christian Saunders arremessa sementes em áreas atingidas por dilúvio | Foto: Ricardo Giusti

O coordenador especial da Organização das Nações Unidas (ONU) de respostas à exploração e abusos sexuais, Christian Saunders, foi recebido pelo comandante do Comando Conjunto Sul da Operação Taquari 2, general Hertz Pires do Nascimento, em Porto Alegre. A reunião ocorreu na sede do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, onde o oficial realizou uma apresentação sobre o trabalho das Forças Armadas e agências na operação de ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Após a explanação, as autoridades participaram de um sobrevoo por áreas atingidas na tragédia, onde houve o arremesso de 15 mil sementes.

A atividade fez parte da agenda de compromissos de Saunders no Rio Grande do Sul, que tem o objetivo discutir e avaliar as medidas de prevenção e combate à exploração e abuso sexual em missões humanitárias. Na sexta, ele esteve com o vice-governador Gabriel Souza e depois visitou a cidade temporária montada no Vida Centro Humanístico, na zona Norte de Porto Alegre.

O representante da ONU destacou que a Operação Taquari 2 serve de exemplo para futuras ações em áreas de calamidade. Isso porque, na visão dele, há uma integração diferenciada no RS entre o trabalho do Exército Brasileiro, agências civis e órgãos governamentais no socorro às vítimas do dilúvio.