A vaga na final olímpica é verde e amarela. Com grande partida contra a Espanha, o Brasil venceu a atual campeã do mundo por 4 a 2 e carimbou a classificação para a grande final. Agora, as brasileiras irão enfrentar os Estados Unidos neste sábado, às 12h (de Brasília), em busca do lugar mais alto do pódio.
Sem Marta, a equipe comandada por Arthur Elias se mostrou bem mais ofensiva em campo. Pressionava a saída de bola, buscando não dar espaço para as espanholas dominarem o meio de campo. Logos aos 5 minutos, a pressão imposta pelas brasileiras fez efeito e a Espanha deu um presente para o Brasil. A goleira Cata Coll, pressionada pela gaúcha Priscila na saída de bola, tentou chutar para a frente e acertou a zagueira espanhola na pequena área. A bola morreu no fundo das redes e o Brasil abriu o placar do duelo.
A confiança brasileira veio ainda mais forte após o gol, tanto que aos 9 quase veio o segundo. Ludmila recebeu belo cruzamento ao fundo pela direita e mandou para a área. Cata Coll não segurou, Gabi Portilho ficou com a sobra mas finalizou por cima do travessão. As espanholas sentiram a pressão, já que não conseguiam dominar o meio campo como haviam feito na última partida contra o Brasil. Apenas aos 18, as adversárias conseguiram ameaçar com precisão o gol de Lorena. Aitana Bonmatí pegou a sobra da defesa e chutou firme da entrada da área, mas a bola foi à direita do gol do Brasil.
Aos 20, mais uma vez a Seleção chegou pelo lado direito com Ludmila. A camisa 14 é lançada pela direita e entrou na área em velocidade e chutou cruzado, mas Cata Coll tirou com o pé esquerdo. E só deu Brasil a partir daí. Um minuto depois, Yasmim cruzou da esquerda para Gabi Portilho, que dominou para chutar mas acabou desarmada por Olga Carmona antes do arremate para as redes. As chances brasileiras aumentaram, mas junto delas, a falta de tranquilidade na hora de finalizar. Aos 24, Priscila recebeu um presente na área, dominou diante da marcação, mas chutou para fora.
A Espanha teve grande chance de deixar tudo igual no placar. Aos 28, Jenni Hermoso pegou a sobra da defesa brasileira e chutou firme da meia-lua, mas Lorena espalmou no canto esquerdo. Não demorou muito para o Brasil responder e ameaçar novamente o gol de Cata Coll. Aos 36, Jhennifer foi lançada no ataque, venceu Ona Batlle e ficou cara a cara com a goleira espanhola, mas desperdiçou e o chute rasteiro saiu rente à trave direita. Porém, nos acréscimos, Yasmim fez ótimo cruzamento da esquerda e Gabi Portilho pegou de primeira, para finalizar no canto esquerdo de Cata Coll. Era o 2 a 0 verde e amarelo.
Mesmo à frente no placar, a equipe de Elias não diminuiu o ritmo de jogo. Logo aos 5, novamente após saída errada das espanholas, Gabi Portilho ficou livre diante da goleira, mas finalizou à esquerda de Cata Coll. Um minuto depois, foi a vez de Ludmila receber na direita, cortar para dentro e chutar forte de pé esquerdo, para Cata Coll espalmar para escanteio. Após cobrança de escanteio pela direita, Lauren desviou na primeira trave, e Jheniffer se esticou na pequena área mas não consegue concluir a gol e Brasil perde a chance do terceiro.
Aos 9 veio a primeira chance espanhola da etapa, com Paralluelo chutando da meia-lua, Lorena não segurou no canto direito, mas Lauren chegou primeiro e mandou para escanteio. Aos 11, Arthur Elias fez suas primeiras substituições. Tirou a exausta Ludmila para a entrada de Adriana e Angelina deu lugar à Duda Sampaio. Aos 22, Ana Vitória entrou no lugar de Jheniffer.
Quando se pensava que não tinha espaço para mais, as brasileiras mostraram que tinha. Aos 25, Priscila arrancou em contra-ataque pela esquerda e tocou na área para Adriana. A camisa 9 chutou de primeira e a bola parou no travessão. A defesa espanhola não afastou e Gabi Portilho ajeitou de cabeça para Adriana marcar na pequena área, também de cabeça, ampliando o placar brasileiro. Com a goleda, Elias completou as substituições, retirando Priscila para entrada de Gabi Nunes. Lauren também deixou o campo, dando lugar à Kerolin.
As espanholas, claramente abatidas, ameaçaram a defesa brasileira, que desviaram um cruzamento na área, quase enganando Lorena, que conseguiu se recuperar e ficar com a bola. Mas aos 39 a goleira não teve a mesma sorte. Após lançamento para a área brasileira, Paralluelo cabeceou sem muita força, mas enganou Lorena e a bola entrou no canto direito. Era o primeiro gol espanhol. Depois, a Espanha mostrou reação e a bola de ouro Alexia Putellas chutou firme da entrada da área, mas Lorena espalmou para escanteio.
No finalzinho ainda tinha espaço para mais um. Oihane Hernández perdeu a bola no campo de defesa, Kerolin ficou com a sobra, avançou livre para finalizar friamente entre as pernas de Cata Coll e aumentar o placar brasileiro. Com 15 minutos de acréscimo, a Espanha descontou aos 56, após escanteio. Alexia Putellas ajeitou de cabeça e Paralluelo completou para o gol.
Apesar do gol, a vaga para a final já era verde e amarela. Com o 4 a 2 no placar, o Brasil avançou para enfrentar os Estados Unidos e brigar pela medalha de ouro olímpica.