Prefeitura de Porto Alegre trocará areia e saibro de 160 praças que ficaram submersas na enchente

Nesta quinta-feira, quadras da Orla do Guaíba também começaram a receber cargas de areia e passarão por testes de contaminação

Foto: Giulian Serafim/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre iniciou o processo de troca de areia e saibro em praças públicas que ficaram submersas durante a enchente. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), 160 praças foram atingidas e passarão pela troca de material. O serviço tem previsão de ser realizado até o final do ano.

Haverá a troca de areia nas caixas onde ficam localizados os escorregadores e, nos playgrounds e cachorródromos, será feita a troca do saibro. “Cerca de 3 centímetros de saibro contaminado é removido e colocado a mesma quantidade de saibro rosa novo nas áreas afetadas pela inundação nos locais com circulação de crianças e animais”, destacou a Smsurb.

Já a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) aponta que todas as 160 estruturas de praças que passarão por manutenção, “seja ela troca de areia possivelmente contaminada, reparo em brinquedos e academias, pintura ou demais serviços, estão interditadas por questões de segurança até que a Smsurb finalize os trabalhos”.

Além disso, iniciou nesta quinta-feira a reposição com carga de areia nas quadras de grama sintética da Orla do Guaíba. Conforme a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Ana Paula Bastos, é necessária a colocação de uma camada de areia fina antes da reposição do granulado de borracha.

Na próxima semana, terão início as obras de recomposição dos taludes e está programada para este final desta semana a manutenção das grades das quadras que foram danificadas. “Nos próximos dias também devem ser entregues dois playgrounds novos. Além deles, duas academias ao ar livre estão sendo recolocadas. Elas foram retiradas e passaram por manutenção e pintura”, completou a secretária.

Já as quadras de areia, utilizada para vôlei, futvôlei e beach tennis, seguem interditada pois passarão por testes orgânicos para saber se o material está contaminado. A análise iniciará nos próximos dias e será feita por uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi).

Nas demais quadras do Trecho 3 da Orla, que são feitas de concreto, a população já pode praticar atividades esportivas. Ao todo, dos 29 espaços, apenas os quatro de concreto não estão interditados, assim como a pista de skate. Antes de receberem a carga de areia, as quadras sintéticas também passaram por um processo de higienização.