Livro apresenta a mente de fraudadores e assediadores brasileiros

Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental reúne histórias inspiradas em depoimentos reais

Resultado da análise de mais de 5,5 mil entrevistas investigativas com infratores confessos envolvidos em casos de fraude, corrupção e assédio no ambiente corporativo, o livro Doce Veneno é o novo lançamento do Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC Brasil). A obra investiga as motivações de indivíduos que optam pelo caminho da desonra e da improbidade. 

A publicação coletiva é assinada por especialistas em risco comportamental no contexto organizacional brasileiro, área de estudo que avalia as condutas humanas que podem comprometer a segurança, saúde e eficiência de uma empresa. 

Ao adicionar elementos de ficção às histórias reais, os autores desdobram o gênero Romance de Compliance. “Esse estilo de narrativa ilustra os princípios de conformidade com as normas e políticas internas de uma organização, oferecendo entretenimento enquanto ensina e inspira reflexões essenciais”, explica Renato Santos, doutor em Administração e porta-voz da coletânea. 

Ao longo das páginas, o leitor acompanha os dilemas e consequências das escolhas de seis personagens. Fabrício é levado pela ambição a um caminho perigoso. Alice se enreda em denúncias após planos frustrados. Damares frauda a empresa para sustentar vícios. Larissa cede à pressão em um momento de fragilidade. Fred, um jovem marcado por uma decisão transformadora, e Gabriel, que luta contra preconceitos sociais e enfrenta um fantasma do passado. 

O lançamento chega nas prateleiras físicas e virtuais em um cenário onde o mercado de trabalho registrou aumento do número de denúncias de assédio moral, 74% entre 2022 e 2023, crescimento dos dados de apropriação indevida, de 19% para 22% na pandemia, e a descoberta de gigantescos esquemas fraudulentos em empresas brasileiras de renome. 

Doce Veneno, segunda publicação da trilogia Sementes do Risco, reforça a importância da integridade e da resiliência ética, propondo uma análise profunda do comportamento humano e das circunstâncias que levam a desvios éticos. Com uma narrativa intensa que constrói um labirinto psicológico cheio de reviravoltas, a novidade promove uma reflexão sobre os fatores que transformam o ambiente de trabalho em uma armadilha tentadora para deslizes morais.