Heinze e Busato pedem apoio do MPRS para retomar projetos de contenção de enchentes

Parlamentares apresentaram cinco projetos no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento

Empreendimentos têm como foco as bacias hidrográficas do Delta do Jacuí, Sinos, Gravataí e Ca | Foto: Divulgação / MPRS / CP

O senador Luis Carlos Heinze e o deputado federal Luiz Carlos Busato realizaram uma reunião com promotores do Rio Grande do Sul na última terça-feira, 25. Os parlamentares, com ajuda de especialistas, apresentaram para o órgão cinco projetos para contenção e controle de enchentes desenvolvidos entre 2012 e 2015, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O senador alega que as obras são um caminho para evitar novas catástrofes e pediu apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul – MPRS. “As chuvas intensas são uma realidade no Brasil e no mundo. Não podemos ficar de braços cruzados e esperar a próxima. A retomada desses projetos significa encurtar caminhos em direção a prevenção de enchentes. Entendo, também, que o MPRS é um parceiro estratégico na efetivação dessa política pública que precisa ser implementada com urgência”, ressaltou Heinze.

Os projetos foram detalhados por técnicos das empresas que produziram os documentos e contou com a presença do diretor e presidente da Metroplan, Francisco Hörbe, da procuradora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Ana Maria Moreira Marchesan, além de outras autoridades.

Na pauta, entrou também a questão das licenças ambientais. O senador destacou que duas já foram emitidas, mas que é fundamental acelerar análise das demais. O parlamentar também reforçou que já apresentou os projetos ao vice-presidente, Geraldo Alckmin, e ao ministro Paulo Pimenta, que demonstraram apoio neste movimento que ele afirma ser suprapartidário.

Projetos

Os empreendimentos têm como foco as bacias hidrográficas do Delta do Jacuí, Sinos, Gravataí e Caí e incluem a construção de um sistema baseado em muros de contenção, aterros em solo e centrais de bombeamento de água.