O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, pediu ao ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, o encaminhamento de solução definitiva para reassentar famílias que vivem no entorno da Arena do Grêmio, na Zona Norte. A solicitação aconteceu nesta sexta-feira em reunião com representantes do governo do Estado, Ministério Público e do Tricolor.
Conforme Melo, a cidade necessita construir alternativa concreta de moradia para a conclusão de obras nas alças da segunda ponte do Guaíba e realizar intervenções de infraestrutura no entorno do estádio.
Como encaminhamento da reunião, ficou decidido que o MP-RS será responsável por mediar um acordo e apresentar em 30 dias as responsabilidades de todos os envolvidos para que haja uma resolução definitiva. A necessidade habitacional envolve cerca de mil famílias que moram no território das vilas Voluntários, Tio Zeca, Areia, Cobal e Beco X.
Segundo a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi, todas as famílias estão cadastradas no Registro Unificado em razão da enchente. No entanto, o governo federal precisa enquadrá-las em regramento específico para o reassentamento.