O Guaíba está em 3,28 metros nesta quarta-feira, em medição feita na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, ao meio-dia. O nível está acima da cota de alerta (3,15 metros), e conforme o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Ufrgs (IPH), a cota de inundação (3,60 metros) pode ser atingida neste final de semana na Capital.
Os cenários de previsão indicam manutenção dos níveis do Guaíba acima da cota de alerta nos próximos dias. Episódios de oscilação em função dos ventos devem causar elevações adicionais, podendo chegar na cota de inundação no final de semana caso os ventos mais fortes se confirmem. A tendência de diminuição para abaixo do nível de alerta é apenas para o final da semana que vem, a depender dos ventos, chuvas previstas e volumes dos afluentes dos rios.
O IPH afirma que ações para a limpeza das áreas afetadas anteriormente devem ser feitas o quanto antes. A possível ultrapassagem da cota de inundação pode causar novos transtornos se os sistemas de controle também não estiverem adequados.
As previsões meteorológicas mais atualizadas indicam tempo chuvoso ao longo dos próximos dez dias no Rio Grande do Sul. A previsão de volumes para as próximas 24 horas no norte do RS chega a 30 mm, podendo acumular 50 mm nos próximos cinco dias e 100 mm nos próximos dez dias. Previsões indicam ventos sobre o Guaíba e Laguna dos Patos retornando forte na direção sul hoje, virando para norte quinta até sexta-feira e retornando de sul entre sexta e sábado.
Já a MetSul Meteorologia tem prognóstico diferente do IPH. A empresa descarta dez dias chuvosos. Conforme a MetSul, o sol aparece nesta quinta e no fim de semana ingressa uma forte massa de ar frio que vai garantir vários dias seguidos de tempo firme. Entre os dias 3 e 4 de julho, uma frente fria deve cruzar rapidamente pelo Estado com chuva antes de nova massa de ar frio.