A Estância das Oliveiras, agroindústria de Viamão, apesar de todos os desafios que o Estado enfrenta, continua a se destacar no cenário global com seus azeites de oliva extra virgem de alta qualidade. No último dia 15 de junho, a Estância das Oliveiras foi agraciada com o título de Melhor Azeite Blend do Hemisfério Sul em um dos mais importantes concursos mundiais, o EVO iOOC Itália 2024.
Ainda no dia 11, foi divulgada a lista dos premiados no concurso London Olive Oil Awards, um dos mais renomados do mundo, e a Estância das Oliveiras obteve um desempenho notável. A agroindústria enviou sete azeites para a competição e conquistou sete medalhas: quatro de ouro e três de prata. A conquista de 100% de premiação é um marco significativo que evidencia a qualidade de classe mundial dos azeites produzidos no Terroir da Estância Grande em Viamão.
Também em junho, o azeite blend exclusivo da Estância das Oliveiras foi agraciado com o título de Melhor Azeite Brasileiro no concurso Japan Olive Oil Prize (JOOP) 2024 em Tóquio, onde conquistou outras 6 medalhas de ouro. O JOOP 2024 contou com a participação de 511 azeites de 27 países, promovendo produtos de alta qualidade e educando consumidores sobre a excelência dos azeites.
Para a safra 2024, a Estância já recebeu 40 reconhecimentos internacionais, apenas neste ano. Na premiação Evooleum na Espanha, em maio deste ano, o azeite Koroneiki foi eleito o melhor do mundo na categoria monovarietal Koroneiki, com uma pontuação de 91 pontos.
“Estes reconhecimentos são reflexos do compromisso da Estância das Oliveiras com a excelência e inovação na produção de azeites”, afirmou o fundador Lucídio Goelzer, que completou 81 anos no mesmo dia em que recebeu o prêmio do Japão como o melhor blend exclusivo do Brasil.