Prefeitura envia carta à comunidade internacional solicitando apoio ao enfrentamento da enchente

A Prefeitura explica que a aplicação de toda verba humanitária ocorrerá com transparência e será auditada por agentes de controle internos e externos

A Prefeitura explica que a aplicação de toda verba humanitária ocorrerá com transparência e será auditada por agentes de controle internos e externos - Foto: Julio Ferreira / PMPA / CP

A Prefeitura de Porto Alegre enviou uma carta à comunidade internacional solicitando apoio e solidariedade para o enfrentamento à enchente histórica que castiga o Rio Grande do Sul e a capital dos gaúchos. O documento, assinado pelo prefeito Sebastião Melo, relata os desafios impostos pela tragédia e as necessidades urgentes da população.

“Venho solicitar não somente a contribuição emergencial de todos aqueles que possam colaborar para enfrentarmos nossas necessidades imediatas, mas também o apoio técnico para planejarmos a reconstrução de nossa cidade’’, diz Melo, em um dos trechos da carta enviada às representações consulares, redes de cooperação e entidades internacionais.

No apelo feito às organizações, a prefeitura explica que a aplicação de toda verba humanitária ocorrerá com transparência e será auditada por agentes de controle internos e externos. Além de recursos financeiros, o prefeito solicita conhecimentos especializados em soluções urbanas inovadoras para facilitar a reconstrução das vidas dos cidadãos. Ele ressalta, ainda, que esta situação atípica é uma oportunidade para transformar a cidade em um exemplo de resiliência diante dos desafios climáticos no Brasil.

Impactos – Na comunicação feita às organizações internacionais, foi enviado, além do texto, um vídeo mostrando os estragos da inundação e o trabalho de resgate e ajuda aos desabrigados. Os impactos da maior enchente desde 1941 podem ser acessados na plataforma – também com versão em inglês –  criada pela prefeitura. Acesse aqui.

Porto Alegre Forte – Na semana passada, foi apresentado o plano Porto Alegre Forte, um conjunto de medidas de enfrentamento às consequências dos eventos climáticos severos e de estímulo à retomada da cidade. A prefeitura desenvolveu a plataforma Reconstruir que indica os locais, praças e unidades de serviços públicos de educação e saúde que necessitam de investimentos para sua recuperação.

A carta foi enviada pela Diretoria de Relações Internacionais da prefeitura.