Janja visita abrigos e inaugura lavanderia para famílias atingidas por enchente em Guaíba

Primeira-dama conversou com vítimas da enchente no ginásio Coelhão

Agenda de Janja prevê visitas a abrigos e lavanderia solidária | Foto: Camila Cunha

A primeira-dama Janja Lula da Silva esteve em Guaíba, na região Metropolitana, na manhã desta quinta-feira, 6. O objetivo da visita é reforçar o compromisso do governo federal no auxílio às vítimas da enchente que devastou o município. Ela participou de visitas a desalojados e um abrigo de animais, além de ter feito a inauguração de uma lavanderia pública.

O roteiro de atividades teve início próximo às 11h40, quando a primeira-dama chegou de helicóptero no Ginásio do Coelhão, na avenida Vinte de Setembro. O local soma 86 pessoas acolhidas.

Janja foi recebida pelo prefeito Marcelo Maranata e a primeira dama do município, Deise Maranata, para quem foram entregues pacotes com doações de roupas íntimas aos desabrigados. O trio também inspecionou caixas de donativos vindos dos Emirados Árabes, antes da entrar no estabelecimento.

“A proximidade do governo federal com o município tem sido muito importante. Isso coloca as nossas necessidades em evidência para os olhos do mundo, motivo pelo qual temos recebido ajuda de diversos países”, destacou o prefeito de Guaíba.

No interior do ginásio, a primeira-dama ouviu demandas dos acolhidos, brincou com crianças e confortou famílias. Ao final da visita, ela foi presenteado com um vinho da região.

Na sequência, o grupo partiu rumo ao Pórtico Otaviano de Oliveira Jr, também conhecido como Portal da Alegria, no bairro Alegria. Ali, foi feita visita em um abrigo de animais gerido pela prefeitura de Guaíba.

Ao mesmo tempo em que confraternizou e tirou fotos com voluntários, Janja passeou pelo local e interagiu com os bichos. Cerca de 87 cachorros permanecem no abrigo, que tem capacidade para receber até 150.

A primeira-dama também inaugurou o projeto Lavanderia Solidária, na rua Lupicínio Rodrigues, situada no bairro Cohab Santa Rita. A iniciativa oferece uso gratuito de máquinas de lavar famílias que foram atingidas por chuvas e inundações.

Idealizada pelo gabinete da primeira-dama em parceria com a prefeitura de Guaíba, a estrutura funcionará de segundas a sábados. De acordo com Janja, a proposta foi idealizada com foco no público feminino.

“O vento do Sul assoprou a brasa da solidariedade e alcançou o Brasil inteiro. Essa lavanderia é muito importante, principalmente para as mulheres. Elas e as crianças sentem mais os efeitos da enchente. Através desses equipamentos será possível voltar a lavar as roupas dos filhos e as de casa. Isso vai trazer um pouco mais de tranquilidade neste momento”, destacou a primeira-dama.