Porto de Porto Alegre começa a passar por avaliação estrutural após enchentes

Portos RS organiza ações integradas para retomada das operações no cais

Foto: Pedro Piegas / Correio do Povo

Desde o início da semana, o Guaíba baixou e vem se mantendo abaixo da cota de inundação. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura da cidade de Porto Alegre tende a subir nos próximos dias, e os volumes de chuva no decorrer do mês serão pouco expressivos. Isso abre margem para que a cidade finalmente inicie seu processo de recuperação.

A avaliação dos danos da infraestrutura é o primeiro passo para que a cidade volte à normalidade. Como um dos serviços essenciais tanto da cidade como do Estado, o Porto de Porto Alegre encontra-se justamente nesta fase de avaliação dos danos e, em seguida, o início dos reparos. Nesta quarta-feira, o Porto já contava com uma equipe para início da limpeza e retirada da água da estrutura.

De acordo com Cristiano Klinger, presidente da Portos RS, a entidade está construindo todas as ações necessárias para que o Porto de Porto Alegre volte a operar o quanto antes e com segurança. “Temos um trabalho muito grande de limpeza e avaliação. Nossa infraestrutura ficou completamente submersa durante um mês com a enchente. Precisamos validar tudo que pode ser reutilizado e quais as condições dos equipamentos. Este é o trabalho que estamos focando neste momento”, apontou.

Cristiano também esclarece que a Portos já está em diálogo com todos os agentes que utilizam a infraestrutura do Porto de Porto Alegre para pensar em alternativas e verificar como operar de maneira emergencial. “Neste momento estamos nesta construção, com diversas ações sendo elaboradas e pensadas para a retomada das ações como um todo”, finalizou.