Com a redução do nível do Rio dos Sinos, equipes das secretarias de Obras dos municípios mais afetados na região do Vale do Sinos seguem avançando na limpeza da cidade, especialmente no recolhimento de entulhos e descarte de materiais. Em Campo Bom, a régua na localidade da Barrinha aferiu que o Rio dos Sinos marcava 5,62m, com redução lenta. Em São Leopoldo, nesta terça-feira, a aferição do Sinos marcou 4,20m, com declínio de 12 cm nas últimas 24 horas, bem longe da cota de inundação que é de 5,10m. Em Novo Hamburgo, o nível do Sinos aferiu 6,04m nesta terça-feira, também com leve redução. Neste trecho a cota de inundação é de 6,70m.
Equipes de servidores a Prefeitura de Novo Hamburgo auxiliados por militares, com retroescavadeiras e caminhões, trabalham pelas ruas e avenidas dos bairros Santo Afonso, Industrial, Lomba Grande e Canudos. Em três dias foram recolhidas cerca de 15,8 mil toneladas de resíduos dos locais afetados pelas águas. O recolhimento de bens inutilizados pelos atingidos é realizado desde os primeiros dias em que as águas começaram a baixar e foi possível as equipes acessarem de forma segura os locais. A ação ocorre diariamente, inclusive nos finais de semana.
O trabalho também conta com maquinários das prefeituras de Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Presidente Lucena e São José do Hortênsio, que se sensibilizaram com o tamanho da destruição. O material descartado é levado para o ponto de transbordo, na Avenida Montevideo. Os mutirões de limpeza envolvem 40 caminhões, 22 retroescavadeiras, além de duas carregadeiras e dois caminhões garra e dezenas de serviços gerais.