Governo Lula libera Auxílio Reconstrução para mais 47.584 famílias atingidas por cheias no RS

Beneficiados representam populações de 47 municípios

| Foto: Ricardo Giusti/CP

O governo federal anunciou, nesta quinta-feira a liberação para mais 47.584 famílias desabrigadas ou desalojadas de 47 municípios gaúchos pedirem seu Auxílio Reconstrução. Elas devem acessar o site do Auxílio Reconstrução e confirmar os dados cadastrados pelas prefeituras para terem acesso ao segundo lote do benefício de R$ 5,1 mil. Com isso, mais de 90 mil famílias foram aprovadas até o momento.

A validação dos dados deve ser feita pela pessoa responsável de cada família com a conta Gov.br. Após a confirmação, as informações serão enviadas para a Caixa Econômica Federal, responsável pelo depósito na conta do beneficiário. No primeiro lote, 34.196 validaram as informações e garantiram o direito ao recurso.

“É orientação do presidente Lula que estejamos ao lado dos municípios, do governo do estado e, sobretudo, das pessoas neste momento de dificuldade para auxiliar no acesso ao recurso o mais rápido possível. As famílias precisam retomar suas vidas”, destacou o chefe da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, ministro Paulo Pimenta.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, também ressaltou a importância da agilidade nos pagamentos. “É fundamental que as famílias validem os dados o mais rápido possível, tenham acesso ao dinheiro e comecem a reconstruir a vida”.

O ministro reforça que o trabalho das prefeituras deve ser contínuo. “Os municípios podem e devem alimentar o sistema o tempo todo. Nosso objetivo é agilizar o processo de liberação do recurso”, afirmou Waldez.

No boletim da noite desta quinta, foram registradas 169 mortes. Atualmente, há 45 pessoas desaparecidas, 581.638 desalojadas e 45.651 em abrigos. O número de resgate de animais chegou a 12.527 e, até agora, 473 municípios foram afetados pela chuva.