Exército Brasileiro finaliza ponte móvel para retomar trânsito na RSC 287

Ponte original, no trecho de Santa Maria, foi levada pela água no dia 30 de abril

Ponte provisória tem capacidade para suportar até 80 toneladas e deverá funcionar em sistema pare e siga | Foto: Exército Brasileiro/Divulgação/CP

O Exército Brasileiro concluiu a montagem de uma ponte metálica sobre o arroio Grande, no trecho de Santa Maria da RSC 287. A estrutura original foi levada pela água no dia 30 de abril, quando a região Central do RS foi duramente atingida pela grande quantidade de chuva. A ponta montada pelo Exército já foi entregue à Rota de Santa Maria, concessionária que administra a rodovia.

A empresa ainda deverá fazer uma vistoria na ponte para atestar a segurança na estrutura provisória. A previsão é de que o trânsito seja liberado no sistema pare e siga no trecho e que a estrutura seja utilizada por até 12 meses, até que uma nova ponte seja construída no local. A via é uma importante ligação de Santa Maria com municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana e com a região dos Vales e Metropolitana.

Segundo o Exército Brasileiro, a ponte provisória tem capacidade para suportar até 80 toneladas. A montagem foi feita por militares do 3º Batalhão de Engenharia de Combate. “A ponte provisória montada aqui em Santa Maria é a maior que o Exército já colocou em uma rodovia no Brasil”, destacou o Tenente-Coronel de Engenharia Gustavo Humberto Costa, comandante do batalhão.

Conforme a Rota de Santa Maria, a concessionária atuou na reconstrução das cabeceiras da ponte que foi levada para facilitar a instalação da ponte montada pelo Exército Brasileiro.