Uma força-tarefa do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está nas ruas de Porto Alegre com aproximadamente 800 trabalhadores e 300 máquinas para recolher os entulhos que a água deixou para trás em Porto Alegre. Nesta quinta-feira, a operação ocorre com foco no Centro Histórico, além das zonas Sul e Norte.
No bairro Floresta, uma retroescavadeira e um caminhão retiravam lixo da rua Comendador Coruja. Ainda na zona Norte, os trabalhadores se dividem nos bairros Navegantes e São Geraldo, onde contam com apoio da construtora Melnick e da Associação dos Municípios do Litoral Norte do RS (Amlinorte).
A missão é comandada por Alexandre Friedrich, diretor de limpeza e coleta do DMLU. Ele destaca que há trabalhadores do grupo que ficaram desabrigados na enchente, mas ainda assim fizeram questão de participar das ações de limpeza. Desde o dilúvio, eles retiram cerca de 2 mil toneladas de lixo por dia das ruas da Capital.
“Estamos trabalhando de forma ininterrupta desde o início do mês, inclusive com o apoio de trabalhadores que perderam tudo na enchente. Isso ocorre porque o nada se compara aos esforços do DMLU. Em toda minha carreira, nunca vi nada igual”, destacou Alexandre Friedrich.