Novo Hamburgo intensifica limpeza no Corpus Christi e estima remover 11 mil toneladas de resíduos

Trabalhos são concentrados nos bairros Santo Afonso, Industrial e Canudos

Máquina da Prefeitura trabalhando no bairro Industrial, em Novo Hamburgo | Foto: José Renato Oliveira / PMNH / CP

Servidores da prefeitura de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, trabalham neste feriado de Corpus Christi na limpeza pós-enchente nos bairros Santo Afonso, Industrial e Canudos, alguns dos locais mais atingidos pela tormenta no município. Eles atuam junto a militares e maquinários do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado de São Leopoldo, junto ao 1º Batalhão de Engenharia de Combate do Rio de Janeiro, que chegaram na cidade nesta semana. Conforme a Prefeitura, mais de 11 mil toneladas de resíduos devem ser retiradas das ruas nesta quinta-feira, desde o começo dos trabalhos de limpeza.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) orienta a priorização de descarte de resíduos volumosos, como concreto, compósitos, madeira, móveis com uso comprometido, galhos e outros entulhos que possam ter sido transportados pela água. Todo o material deve ser colocado na calçada. É possível ainda encaminhar os resíduos volumosos diretamente aos ecopontos do município, nos bairros Canudos e Santo Afonso, ou para a área de transbordo temporário, localizada na Rua Costa e Silva, no bairro Canudos.

Eletrodomésticos e eletrônicos devem ser higienizados e secos. Em caso de não funcionamento após o processo de secagem, os materiais devem ser encaminhados para coleta seletiva, feita pelas cooperativas: Univale, telefone (51) 99860-5804, que atende os bairros Canudos, Santo Afonso, Liberdade e Industrial e Coolabore, telefone (51)- 99581-6810, que atende o bairro Lomba Grande. Não misturar este tipo de material com os materiais volumosos anteriores.