Mutirão para reimpressão de documentos atendeu mais de 850 pessoas em Santa Maria

População pôde solicitar novas vias de documentos, como certidões e carteira de identidade, durante as ações que ocorrem em diferentes locais

Sede do Procon de Santa Maria recebeu o último dos sete mutirões realizados para a reimpressão de documentos | Foto: Eduardo Ramos/PMSM/CP

O programa Recomeçar é Preciso encerrou maio com 857 pessoas atendidas nas sete datas em que as ações foram realizadas em Santa Maria. A última delas foi nessa quarta-feira, no Procon. Com o apoio da Prefeitura, a população pôde solicitar a emissão de novas vias da certidão de nascimento ou casamento, bem como da carteira de identidade.

Conforme a secretária municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Carolina Lisowski, o serviço buscou atender quem teve a documentação danificada pelas chuvas ou que se encontra em situação de vulnerabilidade social. “Finalizamos o mês de forma muito exitosa, levando aos cidadãos atingidos pelo desastre ambiental a condição de reaver os documentos para conseguirem buscar direitos. Garantimos com isso o acesso efetivo à dignidade para essas pessoas”, afirmou.

No momento, não há previsão de continuidade da ação em Santa Maria. As atividades foram coordenadas pela Corregedoria Geral de Justiça do Estado e contaram com o apoio do Instituto-Geral de Perícias (IGP), de cartórios de registro civil, da Justiça Eleitoral, da Receita Federal e do Procon.

Conforme o juiz de direito Thiago Tristão, o programa superou a expectativa tanto pelo número de atendimentos quanto ao engajamento de voluntários formados por magistrados e servidores. “A rede de apoio que tivemos em Santa Maria, com a participação de todos os órgãos envolvidos, deu celeridade à confecção dos documentos. Inclusive, algumas das certidões já foram retiradas”, afirmou.

A população que não retirou seu documento deverá comparecer ao Fórum de Santa Maria. Quem fez o cadastro para a emissão de uma nova carteira de identidade também será chamado ao Fórum para fazer a fotografia e para a coleta da impressão digital.

Além do Procon, as atividades foram realizadas no Centro Desportivo Municipal (CDM), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Oscar Grau, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Estação dos Ventos, no Parque da Medianeira, na Igreja Santa Catarina e na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).