Aulas em Porto Alegre retornam nesta quarta-feira

Está previsto o retorno das atividades em 75 escolas próprias e 120 conveniadas

A definição pelo acolhimento se dá após melhora no prognóstico meteorológico emitido pela Defesa Civil | Foto: Alex Rocha/PMPA

Para esta quarta-feira está previsto o retorno das atividades em 75 escolas próprias e 120 conveniadas da rede municipal de ensino de Porto Alegre. As instituições atendem cerca de 70% dos estudantes da Capital.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) determinou o reinício das aulas em todas as unidades que não foram atingidas diretamente pelas cheias e que contam com abastecimento de água e energia elétrica. Cerca de 45 mil alunos poderão retomar às aulas e a expectativa é que se amplie esse número para a sexta-feira e para a semana que vem.

O feriado estendido de sexta-feira, 31, que estava previsto no calendário escolar municipal, está cancelado.

A definição pelo acolhimento se dá após melhora no prognóstico meteorológico emitido pela Defesa Civil e alinha-se à determinação para as escolas públicas estaduais e privadas da Capital.

Escolas atingidas

Praticamente todas as 99 escolas próprias e as 219 parceirizadas foram atingidas; 14 escolas próprias e 27 da rede conveniada estão total ou parcialmente alagadas, com registros de grande perda de infraestrutura. Com o recuo dos alagamentos foi possível acessar os prédios e iniciar o processo e limpeza em sete unidades.

Além disso, duas escolas próprias de Ensino Fundamental estão operando como abrigos: Aramy Silva, no bairro Camaquã, e Grande Oriente do Rio Grande do Sul no Rubem Berta.