Retrabalho faz parte da rotina de limpeza nas ruas de Porto Alegre

Com cerca de 237 veículos espalhados pela cidade, algumas ruas já foram limpadas mais de sete vezes

Retrabalho faz parte da rotina de limpeza nas ruas de Porto Alegre | Foto: Pedro Piegas

Uma força-tarefa de 800 garis se esforça para dar conta do lixo que toma as ruas de Porto Alegre desde que as águas da enchente começaram a baixar. O trabalho ocorre 24 horas por dia, sem parar. Segundo a prefeitura, desde o dia 6 de maio, quando as limpezas começaram, até a noite de sábado, 25, foram retiradas 10.568 toneladas de resíduos das ruas. A maior parte do lixo é composto por restos de móveis estragados, utensílios domésticos, embalagens de alimentos, raspagem de lodo acumulado e folhagens.

Hoje a equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) conta com 237 veículos na operação de limpeza da cidade, incluindo 120 caminhões e 60 máquinas, contratados excepcionalmente para esta força-tarefa. Dos veículos que já eram do DMLU, são 33 caçambas, 17 compactadores e 7 retroescavadeiras em operação. Segundo o diretor de Limpeza e Coleta do DMLU, Alexandre Friedrich, a equipe tem feito, em média, 320 viagens por dia. Em um período de 24 horas, o departamento retira das ruas entre 1,5 mil a 2 mil toneladas de entulhos.

Somente na região central, que compreende bairros como Menino Deus, Cidade Baixa e Praia de Belas, 97 garis atuam no turno das 00h às 6h. Neste domingo, as equipes do DMLU estiveram presentes, com caminhões e retroescavadeiras, em nove localidades da Capital: Centro Histórico, Rua Sete de Setembro, Rua Voluntários da Pátria, Floresta, Menino Deus, Cidade Baixa, São Geraldo, Lami e Belém Novo. Em áreas inundadas, o DMLU precisa aguardar que a água recue para dar início ao serviço.

Alexandre Friedrich, Diretor de Limpeza e Coleta do DMLU, explica que as equipes estão realizando o trabalho de limpeza 24h por dia, mas o processo é demorado e repetitivo, porque muitas pessoas estão fazendo a limpeza das casas em tempos distintos e largam lixo nas calçadas depois de os caminhões já terem passado no local.

“Em localidades como na Av. Getúlio Vargas e rua João Alfredo os caminhões já passaram mais de 7 vezes e vão passar de novo. A gente deixa a rua limpa, mas não dura muito tempo, até porque muitas pessoas estão voltando somente agora para suas residências. A rua Voluntários mesmo havíamos deixado limpa há 2 dias atrás”, contextualizou Friedrich.

De acordo com o DMLU, a região do Mercado Público foi limpa neste domingo, mas provavelmente precisará de manutenção quando os comerciantes concluírem a limpeza na parte interna do prédio. Ainda conforme o diretor da operação, o departamento está contratando mais caminhões e mais máquinas. “Amanhã chega mais 20 caminhões e 7 retroescavadeiras para ajudar no serviço”, ressaltou Friedrich.