Novo anúncio da União é esperado com a visita do vice-presidente Geraldo Alckmin

Expectativa é de que em viagem a Caxias do Sul haja detalhamento de ajuda às empresas afetadas pelas enchentes

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice, Geraldo Alckmin, durante evento na semana passada | Foto: Ricardo Stuckert / PR / CP

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, estará em Caxias do Sul, nesta segunda-feira, para se reunir com representantes da indústria, comércio, serviços, cooperativas e trabalhadores.

A agenda prevê reuniões na Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, no Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul, e uma visita à Marcopolo. A expectativa é a de que Alckmin anuncie medidas que já vêm sendo negociadas, junto ao governo federal, de linhas de crédito para auxiliar empresas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Os detalhes ainda estão sendo analisados pelo Ministério da Fazenda, mas o valor deve ser superior a R$ 10 bilhões. No foco das iniciativas estarão setores como a indústria e o agronegócio, complementando anúncios, já realizados pela União, de socorro aos pequenos empreendedores e pessoas físicas.

Há exatos 10 dias, Alckmin se reuniu, em Brasília, com representantes do setor empresarial gaúcho. No encontro, o vice-presidente recebeu ofício com propostas elaboradas pela Fiergs. Segundo o levantamento, mais de 90% da indústria no Rio Grande do Sul foi afetada pelas inundações, direta ou indiretamente.