Haddad levanta possibilidade de apresentar MP de compensação da desoneração na próxima semana

Ministro da Fazenda reforçou que a medida está pronta e a decisão sobre o envio será feita, sobretudo, em conjunto com o Senado

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comunicou nesta segunda-feira, a possibilidade de a medida provisória que estabelecerá a compensação da desoneração da folha de pagamento deste ano ser apresentada apenas no início da próxima semana. “Estou considerando se mandamos nesta semana, que não tem sessão no Congresso, ou se combinamos de enviar no começo da próxima semana, mas a medida já está pronta”, afirmou o ministro. A semana em Brasília será mais curta devido ao feriado de Corpus Christi na quinta-feira.

Haddad reforçou que a medida está pronta e a decisão sobre o envio será feita, sobretudo, em conjunto com o Senado. No Congresso, o tema está sendo discutido mediante um projeto de lei relatado pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

“Pode ser nesta semana. É uma questão de deliberar, especialmente junto ao Senado, onde o tema está mais concentrado. Mas, para nós, está bem encaminhado. Como não tem impacto neste ano, a desoneração está garantida para este ano. Estamos tranquilos. Nessa semana ou na próxima, a compensação será enviada na forma de Medida Provisória”, explicou o ministro.

Iniciativas para o Rio Grande do Sul

Ao ser questionado sobre novas iniciativas voltadas para a indústria do Rio Grande do Sul, Haddad disse que discutiria o assunto com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ao chegar à sede da pasta em Brasília.

De acordo com informações do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o governo federal está preparando o anúncio de uma linha de crédito destinada a grandes empresas afetadas pelas recentes chuvas no estado gaúcho.