Criação de comitê de estudo técnico contra alagamentos em bairros de Campo Bom é aprovado

Além da Barrinha, localidades como 25 De Julho, Vila Rica, Porto Blos e Operária também estão sendo atingidas pela enchente | Foto: Fernando Santos / Prefeitura de Campo Bom/ CP

Os parlamentares de Campo Bom, em caráter ordinário e extraordinário, aprovaram por unanimidade o requerimento apresentado pelo vereador Jair Wingert que solicita ao Executivo a criação de um comitê técnico para analisar os danos causados pela enchente e buscar soluções visando equacionar os alagamentos especialmente nas localidades da Barrinha, 25 De Julho, Vila Rica, Porto Blos e Operária. De acordo com o vereador, autor do requerimento, a cidade de Campo bom sempre apresentou problemática de alagamentos na área da Barrinha. Entretanto, com a constante dos adventos climáticos, os transtornos com as cheias se propagaram para demais bairros.

“A proposição é no sentido de que a prefeitura organize e crie urgente um comitê de estudos técnicos para encontrar uma solução, pois as aguas vão baixar e a solidariedade é um constante na cidade, mas a questão das enchentes tem se transformado em uma agravante também na Vila Rica, na 25 de Julho e em parte da Operário e nós precisamos buscar soluções.” De acordo com Wingert, a questão da enchente ultrapassa o aspecto político. “O enfrentamento é norteado pela técnica, por estudos que vão dizer e mostrar se é necessária a construção de um dique ou se famílias devem ser realocadas das áreas alagadiças. Para isso, o Executivo deve buscar executar estudos, mapeamentos e levantamentos técnicos para que episódios semelhantes sejam evitados. Precisamos buscar alterativas, recursos para criação de projetos e ações contra as inundações.”

Outros cinco projetos de lei que corroboram com o mesmo assunto também foram aprovados de maneira unânime pelos parlamentares. Entre eles está o recebimento de emendas parlamentares agregadas no orçamento da cidade, alterações na lei do estatuto do servidor para assistir afetados pelas enchentes e antecipação do pagamento da gratificação natalina aos servidores ativos e inativos diante da catástrofe climática.

A vereadora Sandra Orth manifestou-se sensibilizada com a atuação da Administração. “Enquanto a comunidade está se mobilizando, doando alimentos aos atingidos, não podemos esquecer que muitos servidores ficaram com suas casas totalmente destruídas por conta da enchente. Essa atuação do Executivo é de muita coerência e respeito ao servidor público.