‘O mundo está meio descoordenado’, diz Lula sobre mudanças climáticas

Presidente foi a evento de etanol produzido a partir do bagaço de cana; petista exaltou potencial brasileiro para energia verde

Lula visitou planta de produção inaugurada Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta sexta-feira (24) que o mundo “está ficando meio descoordenado” devido às mudanças climáticas. No discurso, Lula aproveitou para lembrar da tragédia enfrentada pelo Rio Grande do Sul, atingido por fortes chuvas e enchentes.

“A questão climática é grave, o mundo está ficando meio descoordenado. Tinha lugar que chovia muito e agora faz seca. No Rio Grande do Sul, tivemos uma seca muito grave em janeiro de 2023, que nós fomos ajudar o estado a socorrer os pequenos agricultores. Em setembro, teve chuva no Vale do Taquari, a maior da história e fomos lá ajudar. E agora, outra chuva, que inundou como jamais tinha inundado — só em 1941, mas naquele tempo não tinha a quantidade de asfalto e casa que tem hoje. Então, a natureza está se manifestando em vários países, e o aquecimento global é uma realidade”, alertou Lula.