Água volta a alagar bairros de Porto Alegre

Inundação chega na altura do joelho em alguns dos trechos

Resgate na Avenida José de Alencar, esquina com a Rua Antenor Lemos | Foto: Pedro Piegas/CP

Com a chuva retornando com força em Porto Alegre nesta quinta-feira, diferentes regiões da Capital começaram a alagar novamente. Imagens e vídeos obtidos pela reportagem do Correio do Povo mostram que o trânsito nas vias dos bairros é dificultado pelo nível da água.

A água impede a passagem de veículos no entorno da avenida Praia de Belas com a rua Barão do Gravataí, no bairro Menino Deus. A inundação chega na altura do joelho em pontos da região, que voltou a inundar com velocidade após a combinação de vazão e chuvas.

Os carros também encontram dificuldades para trafegar na avenida Érico Veríssimo com a Ipiranga. Há automóveis que fazem meia-volta e guiam na contramão, na tentativa de evitar a cheia. Há moradores saindo de casa com pertences na rua Barbedo. Eles temem novos episódios de invasão da água na residência.

De acordo com o Dmae, a estação de bombeamento de água (Ebap )12 está operando com a capacidade reduzida, por isso há água na região do Menino Deus. Equipes já estão no local atuando para colocar os demais motores em operação.

Boleiros jorram e arrastam entulhos na localidade. A força do extravasamento do esgoto chega a formar correnteza na rua José de Alencar.

Cidade Baixa

Imagens também mostram que os alagamentos também retornam ao bairro Cidade Baixa. Na rua Barão do Gravataí, no cruzamento com a Getúlio Vargas, carros têm dificuldade de passar por conta do nível da água. Nas ruas Miguel Teixeira, Joaquim Nabuco e Luiz Afonso, a água também se acumula novamente.

Na divisa de Porto Alegre e Viamão, na zona Norte, a água também se acumula, e o trânsito dos carros é dificultado.

Dmae

O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, disse na manhã desta quinta-feira, à Rádio Guaíba, que a perspectiva é que a água estabilize no ponto em que está, principalmente nos bairros Menino Deus e Centro Histórico, em Porto Alegre, e depois deve iniciar um recuo.

“Isto deve ir sanando ao longo do dia. A previsão de chuva não é muito intensa para hoje, não a ponto de nos causar grandes preocupações. Gradativamente, vamos restabelecendo a normalidade da cidade”, afirmou Loss.