As principais universidades do estado informaram a previsão de retomar as atividades acadêmicas na próxima segunda-feira (20/5). São elas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS); Universidade Estadual do RS (Uergs); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, no campus sede na cidade e em Cachoeira do Sul); Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Universidade de Caxias do Sul (UCS); Universidade do Vale do Taquari (Univates); Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e Feevale.
Os campi Bento Gonçalves, Feliz, Osório, Rio Grande, Rolante, Viamão e Caxias do Sul do Instituto Federal do RS (IFRS); e o campus de São Vicente do Sul, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), também informaram que devem voltar às aulas na segunda-feira.
Outras instituições, no entanto, prorrogaram a suspensão das atividades, algumas por tempo indeterminado. É o caso da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que ficará sem aulas até 2/6; da Federal de Pelotas (UFPel), até 1º/6; e do campus Alvorada do IFRS, até 24/5. Já a Universidade Federal do Rio Grande (Furg); e os campi Canoas e Porto Alegre do IFRS não têm previsão de retorno.