Infraero está pronta para assumir aeroporto de Caxias, diz ministro

Iniciativa serviria para amenizar perdas com o terminal Salgado Filho parado por conta das enchentes

Ministro Celso Sabino afirmou que Infraero pode assumir aeroporto de Caxias do Sul | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Em entrevista à rede de notícias CNN, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que a Infraero está preparada para assumir a operação do aeroporto de Caxias do Sul. A iniciativa significaria a entrada rápida de dezenas de funcionários no terminal. O objetivo é minimizar o prejuízo do Rio Grande do Sul com o Salgado Filho parado em Porto Alegre por conta das enchentes.

Atualmente, o terminal de Caxias do Sul está sob o comando do governo do Rio Grande do Sul. O local poderá receber voos comerciais, hoje impedidos de chegar à Capital devido ao alagamento.

Conforme Sabino, outros dois terminais também são opções para atender à demanda de voos: Canoas e Canela.

Sem prazo

A Fraport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho, emitiu um comunicado na noite dessa terça-feira, informando que as operações seguem suspensas por tempo indeterminado. Conforme nota enviada à imprensa, é descartada a informação de que o aeroporto de Porto Alegre teria uma data de reabertura.

Segundo a concessionária, é necessário esperar a água baixar para que seja possível avaliar os impactos na infraestrutura aeroportuária. Desta forma, no momento, não há estimativa dos danos causados pela enchente, tampouco uma previsão de retorno das operações, que seguem, até este momento, com a previsão de retomada no dia 30 de maio.