A Defesa Civil passou a divulgar nesta quinta-feira a lista de pessoas que morreram ou estão desaparecidas em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul. A divulgação gerou uma série de dúvidas e preocupações sobre como as famílias devem proceder a partir de agora, no caso de encontrar algum ente querido.
De acordo com o delegado Thiago Almeida Lacerda, que responde pela Delegacia de Desaparecidos, no caso de reconhcimento dos nomes deve-se procurar pela Delegacia de Polícia mais próxima.
Lacerda destaca que a Polícia Civil está empenhada em auxiliar as famílias nesse momento difícil. “Nosso gabinete de inteligência, juntamente com a Delegacia de Desaparecidos, tem atuado para fazer esse cruzamento de dados, buscando identificar e reunir as pessoas que podem estar desaparecidas em decorrência das enchentes”, ressalta.
O delegado explica que este cruzamento de dados está sendo realizado para identificar, nos nomes das pessoas que estão desabrigadas, eventuais nomes que constam entre os desaparecidos.
Já no caso de registros relacionados às enchentes, para aqueles que ainda não registraram boletins de ocorrência para o desaparecimento de algum familiar, o processo a ser adotado é o mesmo. “A delegacia on-line tem um campo específico e já pode acontecer por lá, ou também ‘in loco’ nas próprias delegacias e órgãos policiais ao longo do Estado”, pontua.
A lista com nomes passou a ser divulgada hoje. São 107 mortes confirmadas até o momento e pelo menos 134 desaparecidos na maior catástrofe da história do RS. Os nomes podem ser acessados aqui. Já o site da Delegacia Online é o: https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/