Lula garante que não faltarão recursos para a reconstrução das cidades atingidas pelas cheias

Presidente veio ao Estado acompanhado por ministros para acompanhar a situação das fortes chuvas

Foto: Ricardo Giusti

O presidente Lula desembarcou nesta quinta-feira em Santa Maria, para acompanhar as situações dos municípios gaúchos afetados pelas chuvas. Junto da comitiva formada por ministros, prestou solidariedade às famílias das vítimas e desaparecidos e reforçou o compromisso do governo em reparar os danos causados pelas fortes chuvas. Lula garantiu que estará disposto a ajudar toda a população atingida com recursos federais.

“ Tudo o que estiver no alcance do governo federal. Vamos dedicar 24 horas de esforço para atender às necessidades básicas das pessoas”.

Segundo o Ministério da Defesa, desde terça, 335 militares das Forças Armadas estão mobilizados para apoiar a população gaúcha. Cinco helicópteros, 12 embarcações e 43 viaturas, além de equipamentos para transporte de material e pessoal estão sendo utilizados. Lula ainda alertou para as transformações climáticas, relembrando que este é o segundo desastre climático que afeta o estado em menos de um ano. De acordo com o presidente, neste momento a preocupação é retirar a população das áreas de risco e realizar salvamentos.

“Primeiro vamos concentrar em resgatar essas pessoas que precisam de ajuda. Nesse momento o mais importante é isso. Depois o próximo passo será a reconstrução”.

Os temporais que castigam o Rio Grande do Sul desde terça-feira já causaram estragos em 148 municípios. O alerta neste momento é na região da serra gaúcha que enfrentam deslizamentos de terra dificultando a chegada das equipes de resgate.  O governo do Estado declarou, na noite desta quarta-feira, estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul devido às chuvas intensas.