Começou a funcionar o Hospital de Campanha para pacientes com sintomas de dengue. A estrutura foi montada junto à unidade de pronto atendimento e atende exclusivamente pacientes com sintomas compatíveis com a dengue, permitindo que os usuários não precisem esperar um longo tempo nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).
O local vai operar 24h por dia, de segunda a segunda. As equipes farão o acolhimento e triagem dos pacientes, justamente para diminuir a pressão dos atendimentos na upa boqueirão, localizada na região que registra o maior número de casos de dengue em canoas. após a abertura, a previsão é que o local funcione por um período de 90 dias. O secretário de saúde de Canoas, Mauro Sparta, destaca a importância dos atendimentos para a cidade.
“Está sendo um efetivo mito importante, para desafogar questões respiratórias. Foram adquiridos 40 mil testes além da equipe reforçada que já está de prontidão para atender a população”.
Idosos com mais de 60 anos podem seguir procurando atendimento na upa do idoso. o local conta com equipe exclusiva para casos de suspeita de dengue, garantindo que os idosos sejam atendidos de forma rápida. ainda conforme o secretário, os testes adquiridos e que serão realizadas no hospital de campanha, oferecem um diagnóstico mais rápido aos pacientes.
“O principal é não deixar as pessoas esperando por atendimento muito tempo. Com esse teste em 15 minutos a pessoa sabe se está com a doença ou não, por isso esta estrutura serve para agilizar o atendimento”.
Atualmente o Rio Grande do Sul já possui mais de 87 mil casos confirmados e 109 óbitos pela doença. A capital decretou situação de emergência para o enfrentamento da dengue e já possui mais de dois mil casos confirmados. Nos próximos dias o estado vai receber 126 mil doses da vacina contra a doença. Os municípios que vão receber as doses são Porto Alegre, Alvorada, Cachoerinha, Glorinha, Gravataí e Viamão.