Semana tem indicadores econômicos e impacto dos conflitos geopolíticos

Crédito: Freepik

As atenções dos investidores nesta semana será dividida entre os acontecimentos geopolíticos, as repercussões no mercado financeiro, os indicadores da atividade econômica brasileira e a divulgação dos balanços de importantes companhias norte-americanas.  No Brasil, o IBC-Br de fevereiro abre a semana e é o principal destaque, enquanto nos EUA a semana reserva as vendas no varejo e a produção industrial referentes a março.

Também chamam a atenção os debates em torno de quando o ciclo de flexibilização monetária irá terminar e em qual nível estará a Selic no fim do ciclo. Uma pista sobre isso poderá surgir em entrevistas depois da participação, nesta segunda-feira, 15, do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em um evento em Nova Iorque.

Por aqui, a semana começa com apresentação da balança comercial pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) nesta segunda-feira, 15. Na terça-feira, 16, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulga seu Índice Geral de Preços (IGP-10), com dados de abril, enquanto o Banco Central (BC) traz o Boletim Focus, e a FGV libera os dados do Monitor do PIB, de fevereiro.

Na quarta-feira, sai o Índice IBC-BR, de atividade econômica de fevereiro, conhecido como prévia do PIB, com projeção de alta de 0,9%, na comparação mensal. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulga seu Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com números semanais, e a FGV divulga o indicador de comércio exterior de março. O BC informa os números semanais do fluxo cambial, na quinta-feira. No mesmo dia, a FGV traz seu Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), de abril. A Sondagem Industrial de abril, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), encerra a semana de indicadores.

BALANÇOS

A temporada de balanços americana ganha fôlego, com grandes bancos reportando indicadores trimestrais. O período também será de divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) chinês na segunda-feira, 15, além de uma série de outros indicadores de atividade econômica do gigante asiático no mesmo dia.

O banco Goldman Sachs reporta dados referentes ao primeiro trimestre deste ano também hoje,  enquanto Johnson & Johnson, Bank of America e Morgan Stanley na terça-feira, 16, Netflix na quinta-feira, 18 e P&G na sexta-feira, 19. Além disso, entre os dias 15 e 20, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial realizam reunião em Washington. Dados de vendas no varejo serão apresentados pelos EUA nesta segunda-feira, 15, na China e na quarta-feira, 17, no Reino Unido.