Lotação nas emergências tem queda, mas ainda atende acima dos 160%

Os Prontos Atendimentos da Bom Jesus e Cruzeiro são as unidades com a maior lotação, 314% e 311% respectivamente

Superlotação de emergências hospitalares e UPAs em Porto Alegre - Foto: Guilherme Almeida

Abril começou com uma lotação de mais de 200% nas emergências da Capital. Na semana passada ficou entre 180% e 190% e na manhã deste domingo, pela primeira vez no mês, registrou 161%. Os Prontos Atendimentos da Bom Jesus e Cruzeiro ainda são as unidades com a maior lotação, 314% e 311% respectivamente.

O Hospital São Lucas da Pucrs apresentava 210%, seguido da Santa Casa com 207%. A lotação das emergências pediátrica apresentava 95% de lotação, uma queda em comparação com os 118%, registrado na última sexta-feira.

A lotação acima dos 300% no Pronto Atendimento da Bom Jesus está refletindo na paciência das pessoas. Daniele Gonçalves, que está acompanhando a internação da sua tia, desde a madrugada de sexta-feira, confirmou que a emergência está lotada e observou que as pessoas estão esgotadas. “Pelo que percebi tinham dois médicos. As pessoas estão esgotadas. Tem gente sentada há mais de 24 horas lá dentro. Ontem (sábado) pela manhã teve briga, eles batiam no vidro da recepção, eu fiquei com medo”, revelou.

A Secretaria Municipal de Saúde e o Governo do Estado intensificaram o processo de transferências dos pacientes menos graves para as cidades de origens, como forma de lidar com a sobrecarga nos leitos no Sistema Único de Saúde da Capital.

De acordo com a secretária adjunta da saúde do RS, Ana Costa, todo o processo de transferência é orientado por critérios médicos para não comprometer o estado de saúde dos pacientes.

A prefeitura de Porto Alegre mobilizou os veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para essa finalidade, até sexta-feira, 13 transportes já haviam sido realizados.

A Secretaria Estadual da Saúde está elaborando o Plano Estadual de Contrarreferência para ser lançado em maio. O plano será implementado por macrorregião de saúde, iniciando pela Região Metropolitana e se expandindo para outras áreas posteriormente.