RS deve ter grandes volumes de chuva até a próxima terça-feira

Em poucos dias, pode chover mais que a média do mês e MetSul alerta para risco de alagamentos

Chuva forte traz risco de alagamentos - Foto: Guilherme Almeida / CP

O Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem ter, nos próximos dias, volumes de chuva muito altos e pontualmente extremos. Novos dados, que ingressaram no começo desta quinta-feira, reforçaram o alto risco de chuva volumosa a excessiva no Sul do Brasil. Os acumulados tendem a ser muito altos nos dois Estados, podendo atingir em poucos dias 100% a 200% da média histórica de chuva de abril todo.

A região está em meio a um episódio de instabilidade que vai durar vários dias. Segundo os dados analisados pela MetSul, todos os dias até a próxima terça-feira devem ter chuva no Rio Grande do Sul. A quantidade de chuva varia conforme o dia e cidade. A soma de vários dias de instabilidade, entretanto, deve produzir acumulados de precipitação elevados.

Na maior parte do tempo, a chuva será fraca ou na forma de garoa, mas em alguns momentos tende a ser moderada a ocasionalmente forte na maioria dos locais do Rio Grande do Sul. Isoladamente, há risco de momentos de chuva intensa, o que pode causar alagamentos em áreas urbanas e rurais.

Nesta quinta-feira, a chuva não chega a ser generalizada no Rio Grande do Sul. Vários pontos ao longo da fronteira com o Uruguai e mais ao Sul do estado não devem ter precipitação. Na sexta, a chuva se espalha mais pelo território gaúcho, embora pontos mais ao extremo Sul gaúcho possam seguir sem precipitação.

Fim de semana com chuva em todo o RS

No fim de semana, uma área de baixa pressão vai reforçar ainda mais a instabilidade com chuva em todas as regiões do Estado e que será localmente forte. O começo da semana que vem reserva mais chuva. Isso porque uma frente fria associada a um centro de baixa pressão na região do Prata deve começar a ingressar no Rio Grande do Sul a partir do Oeste, trazendo mais precipitação.

A frente traz chuva mais volumosa na Metade Oeste na segunda. Na terça, o sistema frontal cruza pelo estado, trazendo mais água. A tendência, de acordo com a análise da MetSul Meteorologia, é que grande parte dos municípios gaúchos registre acumulados de chuva de ao menos 50 mm a 100 mm até a terça-feira, mas haverá pontos do estado em que choverá muito mais.

Diversos pontos podem passar de 100 mm e algumas áreas de forma mais localizada podem anotar índices pluviométricos tão extremos como acima de 200 mm.

A MetSul destaca que entre o Litoral Norte gaúcho e o Leste de Santa Catarina podem ser registrados acumulados excessivos a extremos de precipitação nos próximos dias. O risco é válido para localidades situadas principalmente junto à Serra do Mar.

Outra preocupação é com os níveis de rios. Uma vez que se espera chuva com volumes muito altos e mesmo localmente extremos há risco de cheias e enchentes. Ainda não é possível determinar quais rios podem enfrentar cheias, mas o risco nos parece alto para bacias que têm nascentes ou cruzam as áreas do Alto Jacuí, Serra e o Planalto Médio.