Denarc localiza depósito de drogas de líder do tráfico em Esteio

Mulher que seria responsável por armazenar drogas para traficante conhecido como 'Chaves' foi presa durante a ação

Foto: Polícia Civil

Uma semana de investigações resultou, nesta quinta-feira, na prisão em flagrante da comparsa de um dos líderes do tráfico em Esteio, na região Metropolitana. A mulher, de 27 anos, seria responsável por um depósito de drogas. As apreensões no local geraram prejuízo superior a R$ 50 mil ao crime organizado.

Ela era subordinada ao traficante conhecido como ‘Chaves’. Ele é apontado como liderança de uma facção com base no Vale do Sinos, mas que também criou ramificações em Esteio.

Condenado por tráfico de drogas, roubo, extorsão e duas vezes por homicídio qualificado, além de uma tentativa, o traficante soma 65 anos e nove meses de prisão. Ele chegou a ser enviado a um presídio federal, em 2020, mas retornou ao RS e cumpre pena na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).

A ação foi coordenada por policiais civis da 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico, sob comando do delegado Gabriel Borges.

“A localização de depósitos é um dos focos do Denarc, porque retira mais entorpecentes das ruas e enfraquece o crime organizado. A ação integra a estratégia da Polícia Civil de intensificar ações contra o tráfico de drogas, sempre buscando lideranças e a descapitalização das facções”, destacou Borges.

Foram apreendidas porções de skunk, droga conhecida como ‘supermaconha’ e R$ 1,7 mil em dinheiro, além de balanças. Também houve a apreensão de 1,2 quilos de crack, 600 gramas de cocaína e mais quatro quilos de maconha prensada.