Foram entregues nesta segunda feira (08), no Paço Municipal 12 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além da atualização de equipamentos importantes para atendimentos de urgência e emergência, como aparelhos de ultrassom. Conforme o secretario municipal de saúde, Fernando Ritter, a frota precisava ser renovada desde 2017. Com os novos equipamentos será possível também atender um número maior de pacientes em toda a cidade.
“Desde 2017 não recebíamos nenhuma carro novo. Falamos com o prefeito, mostramos as dificuldades e agora a gente vai poder atender melhor a população com essa nova fase do Samu”.
Cada ambulância teve custo de R$300 mil além da UTI móvel que teve investimento de R$400 mil com recursos próprios do município. O objetivo é reduzir o tempo de espera por atendimento e também melhorar a qualidade do serviço para a população. Conforme o prefeito Sebastião Melo, as ambulâncias também serão utilizadas para o governo do estado, para ajudar no transporte de pacientes que estão na capital e que precisam retornar para as suas cidades.
“As ambulâncias serão usadas para transportar pacientes para as suas regiões. Porto Alegre é solidária e inclusive algumas pessoas estão deixando de ser atendidas devido a essa superlotação”.
Em 2024, até o momento, o Samu de Porto Alegre recebeu mais de 60 mil ligações, efetuou 25 mil regulações médicas e mais de 18 mil atendimentos nas ruas. As equipes reduziram o tempo resposta a emergências severas em 30%, segundo dados de março.