Morre Ziraldo aos 91 anos

Ziraldo teria morrido enquanto dormia em casa, na zona Sul do Rio de Janeiro

Ziraldo. Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O desenhista e escritor Ziraldo morreu aos 91 anos. A informação foi confirmada pela família dele, neste sábado. Ele teria morrido em casa, na zona Sul do Rio de Janeiro, enquanto dormia.

Ziraldo criou personagens como Menino Maluquinho e Turma do Pererê. Ele também foi um dos fundadores do periódico O Pasquim, um dos principais de oposição ao regime militar.

O velório deve acontecer neste domingo, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio de Janeiro. A abertura para o público se despedir de Ziraldo será a partir das 10h.

Carreira

Ziraldo Alves Pinto passou toda a infância em Caratinga, em 24 de outubro de 1932. Ele se formou em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1957.

Começou a trabalhar no jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), em 1954, com uma coluna dedicada ao humor. Ganhou notoriedade nacional ao se estabelecer na revista O Cruzeiro em 1957 e, posteriormente, no Jornal do Brasil, em 1963.

Em 1960 lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, Turma do Pererê, que também foi a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzida no Brasil.

Foi fundador e posteriormente diretor do periódico O Pasquim, tabloide de oposição ao regime militar.

Em 1980 lançou o livro “O Menino Maluquinho”, seu maior sucesso editorial, o qual foi mais tarde adaptado na televisão e no cinema.

Ilustrações de Ziraldo já figuraram em publicações internacionais como as revistas “Private Eye” da Inglaterra, “Plexus” da França e “Mad”, dos Estados Unidos.