Julgamento de Sergio Moro no TRE-PR é suspenso com placar em 1 a 1

Após pedido de vistas, votação será retomada na próxima segunda-feira

Sergio Moro respondia a ações movidas por PT, PL e MP Eleitoral por abuso de poder econômico | Foto: Geraldo Magela / Agência Senado / CP

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná suspendeu novamente o julgamento de ações contra o senador Sergio Moro (União-PR) por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2022. A desembargadora Cláudia Cristina Cristofani pediu vistas. O julgamento será retomado na próxima segunda-feira, 8.

Até o momento, a votação está empatada em 1 a 1. O relator das ações, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, votou contra a cassação de Moro. Falavinha não considerou os valores apontados como ilegais pelas partes do processo.

O julgamento foi suspenso nessa segunda-feira, 1, e retomado nesta quarta-feira, quando o desembargador José Sade votou favoravelmente ao pedido de cassação do mandato.

O TRE do Paraná julga duas ações nas quais o PT, o PL e o Ministério Público Eleitoral (MPE) acusam o senador Sergio Moro, ex-juiz da Operação Lava Jato de abuso de poder econômico pela suposta realização de gastos irregulares no período de pré-campanha nas eleições passadas.

Em 2021, Moro estava no Podemos e realizou atos de pré-candidatura à Presidência da República. De acordo com a acusação, houve “desvantagem ilícita” em favor dos demais concorrentes ao cargo de senador diante dos “altos investimentos financeiros” realizados antes de Moro deixar a sigla e se candidatar ao Senado pelo União.

Conforme a acusação do Ministério Público, foram gastos aproximadamente R$ 2 milhões oriundos do Fundo Partidário com o evento de filiação de Moro ao Podemos e com a contratação de produção de vídeos para promoção pessoal além de consultorias eleitorais.