Operação da Polícia Civil desarticula grupo criminoso que movimentou R$ 14 milhões

Foram cumpridos 25 mandados de prisão e busca e apreensão em Porto Alegre, Santa Maria, Viamão, Gravataí e no sistema prisional gaúcho

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil prendeu preventivamente 13 pessoas, na manhã desta quarta-feira, na segunda fase da Operação Senhores do Crime, que visa combater os crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, praticados por uma organização sediada nas zonas Leste e Sul de Porto Alegre.

A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro, do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). Foram cumpridos 25 mandados de prisão e busca e apreensão em Porto Alegre, Santa Maria, Viamão, Gravataí e no sistema prisional gaúcho. Por decisão da Justiça, cinco imóveis foram indisponibilizados, assim como saldos bancários de 42 pessoas.

Segundo o delegado Adriano Nonnenmacher, a organização criminosa movimentou cerca de 14 milhões de reais nos últimos meses. O delegado disse que foi comprovada a ligação do grupo gaúcho com uma facção criminosa sediada no Rio de Janeiro. A investigação durou 11 meses, com 126 quebras de sigilos bancários, financeiros, e telemáticas, processo que permite a obtenção e análise de informações digitais.