São Leopoldo adquire 5 mil testes rápidos para detectar dengue e reforça medidas

Seis óbitos já foram registrados na cidade em virtude da doença

Com o teste rápido o paciente tem o resultado em até 20 minutos | Foto: Marcel Vogt / Prefeitura de São Leopoldo / CP

Dos 47 óbitos registrados no Estado por conta da dengue em 2024, seis deles aconteceram em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O município ainda registra um crescente número diário de contaminados, com 3.358 positivados e 4.659 notificações.

Este índice alarmante faz as autoridades criarem estratégias para reforçar ainda mais as medidas de controle e combate ao enfrentamento à proliferação do Aedes aegypti. Recentemente a Administração fez a aquisição de 5 mil testes rápidos para detectar casos de dengue nas unidades de saúde.

Essa medida visa agilizar os processos e ter maior controle sobre os casos suspeitos e confirmados, diminuindo as filas nas unidades e dando encaminhamentos mais precisos. Com o teste rápido o paciente tem o resultado em até 20 minutos. Segundo o Executivo, outros 5 mil testes devem ser adquiridos pelo Município nas próximas semanas.

Além dos testes rápidos, o município também disponibiliza hemogramas, abriu sete salas de hidratação e ampliou o horário de atendimento em algumas unidades básicas. As UBSs Paim, Vicentina, Padre Orestes, Cohab Feitoria e Brás, estão atendendo até as 20h, e a UBS Scharlau, próxima a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Scharlau, até as 22h. Outros três locais têm atendimento 24h: Hospital Centenário, UPA Scharlau e Centro de Saúde da Feitoria.

Outra medida importante, realizada em parceria com a Unisinos, é o teleatendimento através do Programa Unitelecuidado, onde os profissionais e estudantes monitoram as situações de saúde de casos confirmados, possibilitando avaliar e orientar os pacientes. A rede municipal de saúde está distribuindo repelentes para gestantes que realizam o pré-natal.

A titular da Secretaria de Saúde, Andréia Nunes faz questão de lembrar que, “nós estamos fazendo as ações ambientais. Continuamos passando os inseticidas nos bairros e fazendo ações para eliminação de criadouros e focos do mosquito. Porém, a população precisa se conscientizar e fazer a sua parte”, afirma Andréia.

A Administração garante que vai intensificar o envolvimento da comunidade nas ações de enfrentamento à dengue como forma de não sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde. A ideia central é que equipes reforcem o envolvimento comunitário e a conscientização das pessoas no combate ao mosquito, e os servidores possam visitar as casas garantindo essa orientação e a entrega de materiais informativos. Denúncias sobre possíveis foco do mosquito podem ser feitas por meio do e-mail [email protected], ou pelo telefone 156.