Prefeitura de Porto Alegre amplia vagas da área azul na região da Orla a partir deste sábado

Serão 160 vagas pagas em locais onde estacionamento não é permitido em dias úteis

Novas vagas funcionarão aos sábados, domingos e feriados na região da Orla - Foto: Fernando Oliveira / Especial / CP

A partir deste sábado, 30, a prefeitura de Porto Alegre vai ampliar a oferta de vagas no sistema de estacionamento rotativo Área Azul aos sábados, domingos e feriados na Área dos Parques, na região da Orla do Guaíba. Serão mais de 160 vagas, na região do Gasômetro, que vão proporcionar maior disponibilidade aos visitantes e mais segurança aos usuários da orla, inclusive com espaços reservados a idosos e pessoas com deficiência. Em dias úteis, estes locais têm proibição de estacionamento das 6h às 20h.

“O objetivo do estacionamento rotativo é promover a democratização do espaço público nas regiões de maior circulação e facilitar o acesso das pessoas ao promover o comércio local”, destaca Pedro Bisch Neto, diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

É importante que os usuários consultem a sinalização no local. A cor da placa da Área dos Parques é diferente das vagas comuns da Área Azul: nas áreas dos parques as placas têm uma faixa verde na lateral, já nas comuns a sinalização é feita utilizando azul.

Ruas com novas vagas:

– Av. Presidente João Goulart, da Usina do Gasômetro até a rótula das avenidas Loureiro da Silva e Edvaldo Pereira Paiva, nos dois sentidos;

– Av. Loureiro da Silva, da rótula da Edvaldo Pereira Paiva até as proximidades da Câmara de Vereadores;

– Rua Gen. Salustiano, sentido Centro-bairro, junto à Praça Julio Mesquita;

– Rua Washington Luiz, sentido Centro-bairro, da rua Duque de Caxias até esquina com a rua Vasco Alves;

Formas de pagamento:

Para dar mais facilidade à população, o sistema de estacionamento rotativo da Capital não depende de moedas e está adaptado aos novos tempos das plataformas móveis e digitais. A ativação, independente do uso dos parquímetros, pode ser feita de modo prático e confortável através do app oficial da concessionária Zona Azul Brasil, o SigaPay.

Os usuários também podem fazer o pagamento através do app Digipare. Outras opções são o pagamento via Pix, SMS, cartão pré-pago e débito automático, quando o usuário autoriza a ativação automática do estacionamento pelo aplicativo.

Ativação via Pix – O QR Code estará disponível nas placas de sinalização próximas às áreas de estacionamento rotativo. Para efetuar o pagamento, basta apontar a câmera do celular para o QR Code. Com o Pix, é possível quitar uma ou duas horas de estacionamento.

Parquímetro – Os usuários podem utilizar os terminais de atendimento para pagamentos com moedas, cartão de débito, crédito e NFC (tecnologia de aproximação, ver disponibilidade em seu banco).

Como utilizar:
– Pressione o botão azul tempo para iniciar a operação.
– Pressione o botão verde confirma.
– Digite a placa do veículo e pressione confirma.
– Insira moedas, se preferir, e confirme. Ou pressione o botão azul para cartão de crédito, débito, NFC (pagamento por dispositivo de aproximação) e confirme.
– Escolha o tempo e confirme.
– Insira o cartão, digite sua senha e tecle entra.

Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h. No bairro Moinhos de Vento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 13h.