Prefeitura amplia público para receber vacina contra a gripe

Foto: Marcelo Bernardes/ACS/SES

A partir desta segunda-feira, a dose da vacina contra a gripe estará disponível, também, para trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Conforme a diretora de atenção primária Vania Frantz, é importante que a população procure nesse momento os postos de saúde para evitar o agravamento da doença nessa época do ano.

“A vacinação vai reduzir a gravidade do vírus no organismo. É fundamental que as pessoas se vacinem anualmente até mesmo para evitar síndromes respiratórias graves”.

Com a imunização, o Ministério da Saúde pretende reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza. O objetivo é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. Ainda conforme Vania, as crianças precisam ser vacinadas o quanto antes, pois em 2023 a não imunização da doença em crianças foi um dos fatores da superlotação de emergências na capital.

“A gente faz um apelo aos responsáveis que busquem o mais rápido possível os postos de saúde e imunizem as crianças para evitar que no inverno os postos de saúde fiquem lotados”.

Para receber a dose, indígenas, quilombolas, gestantes e pessoas com deficiência precisam fazer a autodeclaração; crianças devem apresentar a carteira de vacinação; e os demais grupos devem apresentar qualquer documento que comprove a condição. A campanha de vacinação se estende até 31 de maio, e o Dia D será em 13 de abril.