“Tá na Mesa” debate os principais desafios de Porto Alegre para os próximos meses

Foto: Sérgio González/ Federasul

Nesta quarta-feira, ocorreu mais uma edição do evento “Tá na Mesa”, na sede da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). No encontro o prefeito Sebastião Melo discutiu os desafios e as oportunidades da capital. Um dos pontos abordados foi a questão das podas das árvores em que o prefeito destacou que isso é um serviço de responsabilidade da CEEE Equatorial devido a árvores que ficam em torno de fios na cidade. O tema também se tornou polêmico no temporal que atingiu o estado no mês de janeiro quando a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos registrou 2 mil ocorrências de árvores caídas na cidade deixando milhares de pontos sem luz.

“Esse é um trabalho preventivo que deve se feito pela Ceee Equatorial. Eles não estavam podando nada antes do temporal e agora estão fazendo, mas é preciso podar de forma correta e isso precisa ser resolvido e nós vamos  dividir essa responsabilidade”.

Questionado sobre o reassentamento das famílias que vivem em torno da ponte do Guaíba há 10 anos aguardando por novas moradias, Melo garantiu que fez a cobrança ao presidente Lula na vinda ao estado no dia 15 de março e agora cabe ao governo federal tomar a decisão junto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a respeito do prazo para as novas moradias. Quanto a obra da ponte, ele ainda afirmou que é preciso dar um destino para as famílias pra que ocorra a finalização. 

“Temos obrigação de trabalhar juntos. A prefeitura vai estar ao lado do governo federal, mas a obra é do Dnit. O governo federal é quem tem os recursos e nós vamos ajudar eles com o cadastro das famílias, pois a prioridade é dar uma moradia digna a elas”.

Inaugurada parcialmente em 2020 a ponte ainda não foi concluída, porque quatro acessos permanecem inacabados.  A prefeitura deve oferecer a ajuda do município à União para cadastrar as famílias que vivem no local. Quanto as eleições, o prefeito disse que vai respeitar o tempo de cada partido para somente quando abrir a discussão da associação municipal definir quais partidos vão estar junto a ele caso venha a ser confirmada a sua candidatura para a prefeitura da capital.