Prazo para Bolsonaro explicar hospedagem na Embaixada da Hungria termina nesta quarta-feira

Ex-presidente ficou no local entre 12 e 14 de fevereiro, quatro dias depois de ter o passaporte retido pela Polícia Federal

Bolsonaro ficou dois dias dentro no prédio Foto: Via The New York Times/R7

O ex-presidente Jair Bolsonaro tem até essa quarta-feira (27) para explicar por que ficou dois dias hospedado na Embaixada da Hungria, entre 12 e 14 de fevereiro, quatro dias depois de ter o passaporte retido pela Polícia Federal. A determinação foi expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na segunda (25). Pela lei, o ex-chefe do Executivo não poderia ser preso em uma embaixada, já que o local é considerado um espaço estrangeiro no país. O R7 tenta contato com a defesa de Bolsonaro, e o espaço permanece aberto.

Bolsonaro teve o passaporte confiscado pela PF em 8 de fevereiro. Quatro dias depois, o ex-presidente estava na porta da Embaixada da Hungria, esperando para entrar nas dependências, conforme mostram imagens da câmera de segurança da estrutura do governo húngaro. O ex-chefe do Executivo estava acompanhado de dois seguranças. As informações foram publicadas nesta segunda pelo jornal norte-americano New York Times.

Pelas imagens é possível ver que Bolsonaro chegou ao local na noite de segunda-feira (12) e partiu na tarde de quarta-feira (14). Segundo a reportagem norte-americana, a estada na embaixada sugere que o ex-presidente estava tentando alavancar a amizade com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.

Estada

Um funcionário da embaixada húngara confirmou os planos de receber Bolsonaro no local. Segundo o New York Times, às 21h34 do dia 12, um carro preto apareceu no portão da embaixada. Um homem saiu do veículo batendo palmas para chamar a atenção de alguém lá dentro. Três minutos depois, Miklós Halmai, embaixador do país no Brasil, abriu o portão e indicou onde estacionar.

‘Manter contatos com autoridades do país europeu’

No dia em que as imagens foram divulgadas, a defesa do ex-presidente disse que a estada dele na Embaixada da Hungria por dois dias foi para manter contatos com autoridades do país europeu e para atualizar os cenários políticos das duas nações. Segundo os advogados, o ele ficou hospedado na embaixada a convite.

“O ex-presidente da República Jair Bolsonaro passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo. Como é do conhecimento público, o ex-mandatário do país mantém um bom relacionamento com o premier húngaro, com quem se encontrou recentemente na posse do presidente Javier Milei, em Buenos Aires”, disse a defesa.