Moradores de Gravataí que tiveram danos com a tempestade de janeiro podem fazer o saque calamidade do FGTS

De acordo com as regras da Caixa Econômica Federal, trabalhadores atingidos pelo temporal podem solicitar o saque até o dia 13 de junho

Trabalhadores residentes em Gravataí, que tiveram suas casas atingidas pela tempestade do dia 16 de janeiro, já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade conhecida por calamidade. De acordo com a Prefeitura, tem direito ao saque calamidade, os moradores das áreas afetadas que fizeram a solicitação de telhas, na data da tempestade. Estes já estão cadastrados para recebimento do FGTS, de acordo com as regras da Caixa Econômica Federal e podem solicitar o saque até o dia 13 de junho. É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada por trabalhador é de R$ 6.220,00.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil de Gravataí Paulo Roberto, esta conquista faz parte de uma ação de resposta e emergência. “A Prefeitura segue auxiliando a população afetada por eventos adversos no sentido de restabelecimento da normalidade social e a garantia do saque calamidade é um destes trabalhos. Fizemos todo o trâmite legal para que os atingidos recebessem este valor o quanto antes”, afirma.

A solicitação é realizada pelo aplicativo FGTS, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo. O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS. Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou fazer contato com pelo 0800 726 0207.