Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda

Foto: Marcelo Bernardes / Ascom SES / Divulgação / CP

A campanha de vacinação contra influenza começa nesta segunda-feira, 25, para pessoas a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas – até 45 dias pós-parto -, quilombolas e indígenas. A restrição da oferta ocorre devido à quantidade de doses recebida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O Dia D será em 13 de abril e a aplicação das doses vai até 31 de maio.

Com a imunização, o Ministério da Saúde pretende reduzir complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo. O objetivo é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

Em Porto Alegre, o público-alvo estimado apto para receber a vacina é de 697.995 pessoas, sendo os idosos em maior número: 292.260. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, garantindo proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B.

Na segunda semana da campanha, a previsão é oferecer a dose, também, para trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação, do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Na última etapa, na terceira semana da campanha, se somam aos primeiros grupos os membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo urbano e trabalhadores portuários.

Comprovação – Para receber a dose, indígenas, quilombolas, gestantes e pessoas com deficiência precisam fazer a autodeclaração. Já as crianças, basta apresentar a caderneta de vacinação. Os demais grupos devem levar qualquer documento que comprove a condição: documento, receita médica, crachá, carteira de trabalho.