Temporal atingiu RS de Norte a Sul

Rio Grande e Soledade foram as cidades com mais estragos

Foto: Defesa Civil de Rio Grande / Rádio Guaíba

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul entre noite de quarta e esta manhã provocou estragos em várias regiões. No Norte do Estado, Soledade registrou ventos de 142km/h, com árvores caídas, casas destelhadas e falta de luz.

Em Espumoso, cidade vizinha à Soledade, houve registro de 25 quedas de árvores. Trinta casas foram destelhadas e três famílias estão desalojadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Obras, que atende as ocorrências. Alunos de duas escolas estão sem aulas. Em Selbach, na mesma região, o prefeito Michael Kuhn disse que os fortes ventos durante a madrugada causaram a interrupção dos serviços de telefonia e internet, mas a  situação já está normalizada. Segundo o gestor, houve destelhamento em um silo da cooperativa Cotrisoja e em uma residência. Não há pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Em Cruz Alta, segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, João Gabriel Oliveira Pereira, os problemas envolvem destelhamento de residências e queda de árvores em vias públicas. A cidade montou um comitê de crise para monitorar os estragos e atender a população.

Em Rio Grande, na metade Sul, de acordo com a Defesa Civil, ventos de 114 km/h causaram o destelhamento de 30 casas. Centenas de postes da rede de energia caíram em vias urbanas da cidade, fazendo com que mais de 60 mil pontos estejam sem luz. Diversas unidades de saúde estão sem realizar atendimentos devido à falta de energia elétrica. No município também foram atendidas 60 ocorrências de quedas de árvores, obstruindo algumas vias. Não há registro de famílias desalojadas ou desabrigadas. Alunos da rede municipal de ensino e da Furg estão sem aulas nesta quinta-feira. A previsão é de que retornem às atividades na sexta-feira.