Exportação de agro tecnologia brasileira entra em discussão no South Summit Brazil

Agrotechs nacionais já são destaque global, mas empresários avaliam que é preciso maior investimento no setor

Agrotechs nacionais já são destaque global, mas empresários avaliam que é preciso maior investimento no setor - Foto: Vitória Miranda Visnievski / Especial / CP

Foi realizado nesta quarta-feira o painel “Escalando o Mercado Agritech: Desafios e Oportunidades”, no estande “The Next Big Thing”, no South Summit Brazil em Porto Alegre. Diogo Garcia, Sócio-diretor e Líder dos Programas de Startups da KPMG Brasil, conversou com Anselmo del Toro Arse, diretor da Solifintec, considerada a maior empresa brasileira de softwares voltados ao agronegócio. Esteve na pauta o sucesso das startups criadas no Brasil e os desafios do setor.

Com uma contribuição que varia de 25% a 30% do PIB brasileiro, conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP, o agronegócio é um setor chave da economia de inovação no Brasil. Garcia pontua que, em 2023, o setor também foi responsável por 30% dos 0,3% de acréscimo registrados no PIB brasileiro. Mas segundo ele, ainda é necessário maior investimento público e iniciativas privadas que impulsionem as agrotechs brasileiras para o mercado exterior. “O país precisa ser uma referência em tecnologia do agro no mundo”, defendeu.

Garcia ressaltou ainda que, em 2021, o Brasil já foi destaque no mundo com a Krilltech, agrotech campeã do prêmio mundial de inovação Global Tech Innovator 2021, evento realizado em Lisboa pela KPMG global, onde a startup brasileira concorreu com outras 16 empresas de diferentes países. A KPMG é uma empresa inglesa de auditoria e consultoria com sede no Brasil há 99 anos. A companhia também é responsável pelo Emerging Giants Brasil, programa de consultoria para startups em crescimento acelerado.

A Solifintec é uma das cinco empresas atendidas pela KPMG no Emerging Giants Brasil. Com mais de 700 funcionários, entre engenheiros, cientistas, desenvolvedores, agrônomos, administradores e muitos outros profissionais espalhados pelo mundo, a agrotech segue em expansão e já atende a maior parte dos produtores e empresas do agronegócio nacional. Anselmo Del Toro, diretor que representou a agrotech no South Summit, explicou de onde vem o sucesso da empresa, na visão dele. “Acho que acertamos em enxergar a agricultura como uma indústria a céu aberto”, avaliou.