Liderança feminina é destaque no primeiro dia de South Summit Brazil

A liderança feminina esteve em debate no South Summit / Divulgação

Com dois painéis durante a tarde, a liderança feminina esteve em debate no South Summit nesta quarta-feira. Um grande público, composto por homens e mulheres, prestigiaram as palestras que tiveram como tema, respectivamente, o avanço das mulheres no mercado de tecnologia e o papel das lideranças femininas na construção de resultados exponenciais.

A presença do tema na agenda deste primeiro dia de South Summit, uma das maiores feiras de inovação e tecnologia da América Latina, mostra que a organização do evento, assim como as grandes empresas para as quais a feira se volta, reconhecem a importância de mais mulheres em posição de liderança. Dados divulgados neste ano pelo IBGE mostram que, em 2022, 39,3% dos cargos de liderança dos setores público e privado no Brasil eram ocupados por mulheres, apenas 3,3 pontos percentuais a mais do que em 2012.

No segundo painel do South Summit, a cofundadora do Todas Group, Dhafyni Mendes, mediou uma conversa com a Head de Sucesso do Cliente do Tik Tok, Nathália Brandão, a Diretora do YouTube LATAM Google, Patrícia Muratori e a Presidente da empresa de softwares de gestão, Adriana Aroulho.

As empresas representadas já possuem políticas de inclusão de mulheres, apesar de ainda estarem em ascensão. Na SAP, por exemplo, as mulheres representam 40% dos funcionários e 31% das posições de liderança. Já no Youtube, Patrícia Muratori destacou que trabalha com um time de lideranças composto por 5 pessoas, dentre elas 3 são mulheres.

Muratori disse ainda que a empresa tem políticas internas como o “I’m Remarkable”, surgido no Google, que se baseia em promover que as mulheres sejam divulgadoras do próprio trabalho dentro da companhia e, assim, inspirem e “puxem” outras mulheres.

Muratori destacou também os desafios estruturais e pontuou que as empresas ainda precisam de mudanças internas. “O caminho a ser percorrido é que precisamos ter mais mulheres em posição liderança que puxem outras mulheres. Precisamos também de homens aliados”, refletiu.

Durante a conversa, as empresárias abordaram diversos aspectos da presença feminina em cargos de gestão e liderança técnica, com base em suas experiências individuais. Os pontos mais destacados foram a importância de “mulheres puxarem mulheres”, o desenvolvimento técnico contínuo e também a importância de as mulheres pedirem ajuda umas às outras, reconhecendo vulnerabilidades e unindo forças.

Como dica para quem está começando e deseja ocupar cargos de liderança, Nathália Brandão, do Tik Tok, aconselhou “não espere um iluminado te dar um cargo para exercer seu papel de liderança.”